Pontos fortes e debilidades da Aprendizagem baseada em projetos
A análise seguinte é baseada no texto "Aprendizagem Baseada em Projectos" desenvolvido pelo Buck Institut of Education, disponível aqui:
Aprendizagem Baseada em Projectos (DGIDC)
(disponibilizado pelo Ministério da Educação de Portugal) e na brochura "Projetos Educativos" desenvolvida para apoio ao programa de Matemática do Ensino Secundário em 1998:
Projetos Educativos (DGIDC)
Coordendor:João Pedro da Ponte
Autores:Lina Brunheira, Paulo Abrantes, Rita Bastos
Pontos fortes:
i) Um projecto é uma actividade intencional com um determinado objetivo;
ii) Um projecto tem uma margem considerável de iniciativa e de autonomia daqueles que o realizam;
iii) Aquilo que se pretende fazer constitui um problema genuíno para quem o faz e envolve alguma originalidade;
iv) O objectivo central do projecto constitui um problema ou torna-se uma fonte geradora de problemas;
v) Um projecto corresponde a um trabalho que se estende ao longo de um período de tempo mais ou menos prolongado e percorre várias fases desde a formulação do objectivo central até à apresentação dos resultados passando pelo planeamento e execução;
vi) A natureza de projecto da actividade pode traduzir-se num acréscimo de empenhamento e motivação.
Debilidades:
i) os projectos podem ocupar muito tempo;
ii) grandes espaços de tempo podem cobrir apenas uma pequena parte dos conteúdos curriculares;
iii) retira tempo ao ensino direccionado para a aquisição de competências básicas;
iv) pode ser difícil recolher evidências de que os alunos alcançaram os objectivos propostos;
v) os alunos podem passar a maior parte do tempo a realizar actividades que não se traduzem em novas aprendizagens.
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