segunda-feira, maio 02, 2005

As primeira medidas serias

Finalmente, mais vale tarde que nunca, surgiram as primeiras medidas sérias para combater o insucesso e o abandono escolares em geral e o insucesso e a fuga à Matemática em particular. O texto completo do anúncio pode ser lido na página do Ministério da Educação.


Dois aspectos fundamentais a salientar:


1) a Ministra da Educação leu os relatórios que com alguma regularidade têm sido produzidos ao longo dos anos sobre a situação portuguesa: os relatórios do PISA, das provas aferidas, da avaliação integrada das escolas, do GAVE sobre os exames do 12º ano, etc. e decidiu em consequência; e anunciou mais medidas na mesma ordem de ideias: "A estas medidas outras se seguirão, na base dos estudos que têm vindo a ser realizados." Esta é a metodologia correcta que contrasta com as trapalhadas de anteriores governos que, querendo resolver todos os problemas, não conseguem tomar medias que funcionem no terreno.


2) em vez de se fazer a "grande reforma" que resolverá todos os problemas, em vez de começar pela Lei de Bases (e na realidade a de 1986 nunca foi aplicada na totalidade!), começam-se a identificar os problemas e tomar as medidas que a situação exige, sem procurar determinar se são "as melhores medidas" ou "as mais espectaculares": "Começamos, hoje, com quatro dessas medidas. Não são, necessariamente, as medidas prioritárias, mas simplesmente as primeiras,  e visam valorizar a formação em matemática dos professores do ensino básico e racionalizar o uso dos recursos escolares. "


Aguardemos as próximas medidas.