segunda-feira, maio 02, 2005

As primeira medidas serias

Finalmente, mais vale tarde que nunca, surgiram as primeiras medidas sérias para combater o insucesso e o abandono escolares em geral e o insucesso e a fuga à Matemática em particular. O texto completo do anúncio pode ser lido na página do Ministério da Educação.


Dois aspectos fundamentais a salientar:


1) a Ministra da Educação leu os relatórios que com alguma regularidade têm sido produzidos ao longo dos anos sobre a situação portuguesa: os relatórios do PISA, das provas aferidas, da avaliação integrada das escolas, do GAVE sobre os exames do 12º ano, etc. e decidiu em consequência; e anunciou mais medidas na mesma ordem de ideias: "A estas medidas outras se seguirão, na base dos estudos que têm vindo a ser realizados." Esta é a metodologia correcta que contrasta com as trapalhadas de anteriores governos que, querendo resolver todos os problemas, não conseguem tomar medias que funcionem no terreno.


2) em vez de se fazer a "grande reforma" que resolverá todos os problemas, em vez de começar pela Lei de Bases (e na realidade a de 1986 nunca foi aplicada na totalidade!), começam-se a identificar os problemas e tomar as medidas que a situação exige, sem procurar determinar se são "as melhores medidas" ou "as mais espectaculares": "Começamos, hoje, com quatro dessas medidas. Não são, necessariamente, as medidas prioritárias, mas simplesmente as primeiras,  e visam valorizar a formação em matemática dos professores do ensino básico e racionalizar o uso dos recursos escolares. "


Aguardemos as próximas medidas.

3 comentários:

louisnelson3911 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
travisgibson2104372687 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
waltermartin5065722892 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.