domingo, março 13, 2005

Preocupante

Segundo uma reportagem do jornal PUBLICO,


Apenas cerca de 30 por cento dos europeus afirmam-se interessados por temas de ciência, mas Portugal destaca-se como um dos países menos preocupados com assuntos científicos, com apenas 17 por cento da população interessada.


Estando Portugal com um taxa tão baixa não deixa de ser surpreendente que na Europa a diferença não seja muito grande.

Isto significa que a sociedade europeia de hoje se desinteressou pela Ciência? Mas então interessou-se por quê? Pela Filosofia?

Claro que há quem diga logo que a culpa é da educação; mas então isso sugere-me duas reflexões: 1) o problema não é exclusivamente português (embora em Portugal seja um pouco mais agudo, tal como noutros países, como a Itália); 2) as mudanças na educação não serão tão fáceis de descortinar e implementar, se a situação aflige toda a Europa.

Mais:


Os dados fazem parte do mais recente Eurobarómetro sobre as atitudes do cidadãos face à ciência e revelam uma descida acentuada entre 2003 e 2001, quando o grau de interesse era na ordem dos 50 por cento, na Europa, e 22 por cento em Portugal.


Diminiui o interesse pela Ciência na Europa entre 2001 e 2003? Será que em Portugal tal está relacionado com a asfixia financeira imposta ao Ciência Viva sem o aparecimento de um programa de divulgação científico alternativo (e melhor)? E na Europa? Também houve cortes; por exemplo uma série de seis programas de matemática para televisão foi desprogramada pelo canal ARTE, apesar de ter obtido o prémio d'Alembert atribuído pela Sociedade Matemática de França. Talvez o desinvestimento na divulgação científica seja um problema geral. Por que existirá esse desinvestimento?

Sem comentários: