quinta-feira, julho 15, 2010

matematica feliz - carnaval da Matemática - número um





Bem vindos à edição de 15 de Julho de 2010 do Carnaval da Matemática "matematica feliz" número 1.



Mayra Clara apresenta The Story of Maths « Mayra Clara's Blog postada no blogue Mayra Clara's Blog, dizendo, "Esta série memorável apresentada pelo professor Marcus du Sautoy da Universidade de Oxford, leva-nos numa viagem que o irá levar através dos tempos e à volta do mundo a países como o Egipto, a China, a Índia, a Rússia, o Médio Oriente a Europa e os Estados Unidos da América."



Paulo Ferro apresenta Spirograph - Desafios Matemáticos! - O site da Matemática postado no blogue Desafios Matemáticos! - O site da Matemática, dizendo "O Spirograph produz uma variedade de curvas matemáticas conhecidas tecnicamente como hypotrochoids e epitrochoids.
O Spirograph foi idealizado por Bruno Abdank Abakanowicz mas como brinquedo foi inventado pelo Engenheiro britânico Denys Fisher, que exibiu-o em 1965 no Nuremberg International Toy Fair, sendo posteriormente produzido por sua empresa."



Paulo Sérgio Costa Lino apresenta FATOS MATEMÁTICOS: Fatos da Média Harmônica postado no blogue FATOS MATEMÁTICOS, define a média harmônica de um número finito de números e analisa algumas propriedades interessantes da média harmônica de dois números. Faz ainda a construção geométrica da média harmônica de dois números.



Américo Tavares apresenta Problema 5 de IMO 2010 resolvido colaborativamente no projecto Mini-Polymath2 « problemas | teoremas postedo no blogue problemas | teoremas, onde é feita a análise de um problema envolvendo a existência de uma sucessão finita de certas operações que deixem uma caixa com 2010^2010^2010 moedas e as outras caixas vazias.



Isto conclui esta edição. Submeta um texto do seu blogue à próxima edição de "matematica feliz" usando o nosso
formulário de submissão do carnaval.
Postagens passadas e futuras podem ser encontradas na
na página de índice do "blog carnival"
.





Technorati tags:
, .

Sem comentários: