sábado, agosto 14, 2010

matematica feliz - carnaval da Matemática - número dois





Bem vindos a edicao de 15 de Agosto de 2010 do Carnaval da Matematica "matematica feliz" numero 2.




Mayra Clara apresenta os textos originais da Prova do Ultimo Teorema de Fermat « Mayra Clara's Blog postados no Mayra Clara's Blog juntamente com outros documentos de apoio e ainda um video.



Kleber Kilhian apresenta O Baricentro da Mente: O Principio de Cavalieri postado no O Baricentro da Mente que elaborou baseado em artigos de livros e internet que, geralmente, vem numa forma basica. Procurou detalhar cada passagem, com o desenvolvimento dos calculos e com ilustracoes, para que o estudo ficasse mais abrangente e mais palatavel.



Paulo Sergio Costa Lino apresenta O Elegante Teorema de Pappus postado em FATOS MATEMATICOS onde fala de Pappus de Alexandria (sec IV d.C.), um grande matematico grego sucessor de Euclides, Arquimedes (genio matematico) e Apolonio, cuja principal obra e a Colecao Matematica, uma mistura de guia da geometria da epoca, acompanhada de comentarios, com numerosas proposicoes originais, aprimoramentos, extensoes e notas historicas.



Ligia Carvalho apresenta Criptografia - Enigma postado no Matemativerso onde se fala da celebre maquina electro-mecanica de criptografia com rotores, utilizada tanto para cifrar como para decifrar mensagens secretas, usada em varias formas na Europa a partir dos anos 1920 e sobretudo, numa versao melhorada, pelos alemaes na Segunda Guerra Mundial. A decifracao das mensagens destas maquinas mudou a sorte da II Grande Guerra.



Tiago Fonseca apresenta Uma prova topologica para o Teorema de Cayley-Hamilton da Algebra Linear postado no blogue LeGauss recorrendo a Topologia de Zariski. Uma bela combinacao de Algebra e Topologia.



Americo Tavares apresenta a Constante de Apery « problemas | teoremas postado no blogue problemas | teoremas, dizendo: "Post antigo, com poucas visualizacoes, sobre um assunto que me e caro." Realmente a constante de Apery tem uma das historias mais curiosas da matematica e o seu autor, intuicionista, tinha tambem ideias fora do vulgar. A conhecer.



Isto conclui esta edicao. Submeta um texto do seu blogue a proxima edicao de "matematica feliz" usando o nosso formulario de submissao do carnaval. Postagens passadas e futuras podem ser encontradas na na pagina de indice do "blog carnival".

Technorati tags: , .

1 comentário:

Kleber Kilhian disse...

Olá. Quero agradecer aos idealizadores do projeto Carnaval da Matemática pela brilhante idéia de reunir os blogs de Matemática e expor aqui seus links. Isso contribui com a difusão da Matemática assim como promove o nome de nossos blogs.

Um abraços a todos!

Sinceramente

--
Kleber Kilhian
O Baricentro da Mente